quarta-feira, 3 de junho de 2009

Pastoral da Juventude

Novas oportunidades ao jovem muriaeense
Criada na década de 70 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Pastoral da Juventude (PJ) tem como objetivo promover a união dos jovens a partir dos ambientes onde vivem. “Os grupos de jovens nascem das necessidades das próprias comunidades, seja na área urbana, rural ou na periferia”, destaca Vinnicius Mendes Ventura, 23 anos, assessor diocesano da PJ-forania de Muriaé.
A metodologia da PJ é baseada nos seguintes procedimentos: ver, julgar, agir, rever, e celebrar. Incluindo ações de cidadania, por meio do Processo de Formação Integral, ela atua nas áreas:
  • Afetiva – apoio emocional;
  • Social – integração do jovem no grupo e na comunidade;
  • Espiritual – colabora para o crescimento do jovem na fé;
  • Política – desenvolve o senso crítico e estimula o jovem a tornar-se sujeito transformador da história;
  • Técnica – capacita para liderança, planejamento e organização participativos.
Desde quando entra no grupo, o jovem é preparado para se tornar um militante na própria PJ ou em outros movimentos sociais. Para Vinnicius Ventura, que trabalha na PJ há 12 anos, o que mais marca na Pastoral são as reuniões de cada grupo: “O momento em que cada grupo se reúne para discutir temáticas relacionadas à juventude e à sociedade em geral”.
Em Muriaé, a inicitiva existe desde 1984. Atualmente, 12 voluntários coordenam cerca de 30 grupos espalhados pelo município e região. Cada um deles é composto por 8 a 15 jovens, entre 15 a 29 anos. Cada grupo possui um coordenador que realiza as reuniões na própria comunidade. Nestes encontros, eles elaboram e executam projetos, eventos e ações comunitárias. “São jovens evangelizando os próprios jovens”, enfatiza Vinnicius.
Membros da PJ-forania de Muriaé
Uma vez por mês os coordenadores se encontram com a equipe de assessores na Casa das Pastorais Sociais (rua Dr. Marcos Tarcisio, 145 – Barra) para refletir, traçar metas e avaliar os resultados obtidos. A PJ se preocupa em identificar quais as principais necessidades e demandas da juventude. Como conseqüência disso, foi criado, em Muriaé, um comitê que luta para implantação do Conselho Municipal da Juventude no município. “Com a criação do conselho haverá a junção das políticas públicas da juventude na cidade. Vamos capitar recursos para projetos voltados à juventude, principalmente, em comunidades carentes”, explica Vinnicius.
Encontro de Assessores – Março de 2009
Dentre os inúmeros projetos e ações desenvolvidas pela PJ-forania de Muriaé, o “Semente do Novo” merece destaque. Trata-se de um informativo mensal, inspirado no “Teias da Comunicação” da PJ nacional que cuja proposta é a criação de uma rede de produção e difusão de idéias e informações, se tornando um canal democrático e criativo para fortalecer a PJ junto à sociedade. Seu primeiro exemplar foi publicado em 2006, hoje com mais de três anos de história, chegou a sua 39º edição em maio deste ano.
Karla Maria Penido da Fonseca, 20 anos, participa da PJ desde os 13. Hoje realiza um sonho: trabalha como voluntária, exercendo a função de secretária na coordenação da PJ-forania de Muriaé. “Quero discutir mais a fundo os anseios da juventude e tomar decisões que muitos não tomariam para melhoria de vida do jovem. É uma experiência muito gratificante ver que o meu trabalho está ajudando outras pessoas”.
Faça parte dessa iniciativa
Para os que desejam conhecer ou realizar um trabalho, assim como Karla, é só procurar o grupo de jovens da Paróquia mais próxima de casa. O assessor diocesano, Vinnicius Ventura, deixa uma mensagem de incentivo para os jovens que ainda não conhecem a PJ: “Dê sua opinião, faça parte do grupo, desenvolva uma ação voltada para comunidade. Coloque sua criatividade, credibilidade e força, a serviço do próximo”.
Juliano Moreira
Fonte/Pesquisa: http://www.pj.org.br/
Informativo “Semente do Novo”, mais de 3 anos de história

Um comentário:

  1. Grazielle Gomes da silva26 de janeiro de 2010 às 10:10

    Eu e outras amigas iremos montar um grupo de jovens aqui no bairro do Marambaia queremos fazer um encontrão para convidar os jovens interesados a participar das reuniões, espero que vocês do PJ possa nos ajudar com dinâmicas, e outras coisas a mais, comtamos com a sua ajuda para unirmos as nossas forças para colocar a juventude na fé.
    Entre em contato para nos ajudar com dinâmicas e palestras e outras coisas a mais.
    e-mail:graziellegomesdasilva@yahoo.com.br

    ResponderExcluir