quarta-feira, 3 de junho de 2009

Rotaract

Dois anos de prestação de serviço aos muriaeenses
Fundado em 1968 pelo Rotary International, o Rotaract é um programa voltado para jovens universitários e profissionais, com idade entre 18 e 30 anos. Seu objetivo é desenvolver a liderança, o trabalho em equipe e as relações internacionais. A iniciativa realiza projetos de alfabetização, planejamento familiar, fluoretação, entre outros, diretamente com a comunidade ou em parceria com empresas e instituições. Dessa forma, os membros do Clube acreditam ajudar na construção de um mundo melhor, diminuindo os problemas sociais e transformando realidades.
Atualmente, existem 142.692 rotaractianos espalhados por 146 nações ao redor do mundo, organizados em 6.204 rotaracts diferentes. O Brasil é o segundo país com o maior número de membros da entidade (cerca de oito mil jovens), perdendo somente para Índia. “Um grande exemplo de globalização, pois desde sua fundação, pensa mundialmente e age localmente, respeitando as necessidades e culturas locais”, destaca o atual presidente do RCT Muriaé-Norte, Walter Gravina Junior, 26 anos.
Em Muriaé, o Rotaract foi criado no dia 2 de maio de 2007 e, desde essa época, trabalha na elaboração e execução de projetos destinados ao município e região. Entre eles, estão:
  • Visitas ao Lar Ozanam (instituição que abriga idosos de Muriaé e região) – organizam uma festa para os internos, com músicas, lanches e fotos;
  • Campanhas de Natal – em 2007, foi criada a primeira campanha em parceria com o Rotary Club de Muriaé-Norte, beneficiando dezenas de gestantes com a doação de kits e realização de palestras sobre os cuidados durante a gravidez. Já no Natal de 2008, o RCT Muriaé-Norte, em parceria com o Grupo de Montanhistas de Muriaé e Região (GMMUR), doou cerca de 350 kits com brinquedos, balas e doces para crianças da zona rural e famílias vítimas da enchente;
  • Arrecadação de Livros – para estimular mudanças na vida dos presos da Penitenciaria Dr. Manoel Martins Lisboa Júnior, em Muriaé, o Rotaract Club organizou uma mobilização que arrecadou 1.140 livros didáticos e de ficção. Da elaboração à entrega dos livros, foram quase três meses;
  • Distribuição de cartilhas educacionais;
  • Realização de almoços e jantares beneficentes.

Projeto “Noel no Mato” – Dezembro de 2008

Rotaract faz doação de 1.140 livros à Penitenciaria

Atualmente, 10 jovens voluntários participam do RCT Muriaé-Norte, todos comprometidos não só com o Clube, mas com a prestação de serviços à sociedade. Para Walter Gravina, fazer parte dessa iniciativa é muito gratificante. “É uma forma de doarmos nosso talento e trabalho de maneira espontânea e não remunerada para causas de interesse da nossa comunidade”.
Ellen Santos e Souza, 22 anos, ocupa o cargo de secretária do RCT em Muriaé, para ela, ser voluntária é um grande prazer. Cita como exemplo, as Campanhas de Natal que distribuem presentes para as crianças. “A alegria delas, a surpresa, o brilho no olhar é muito compensatório”.
Para os interessados em participar ou colaborar com a entidade, é necessário comparecer às reuniões, realizadas todos os domingos às 18 horas, na Casa da Amizade (Avenida JK, 1189 - Centro). Após participar de três reuniões, os integrantes do Clube avaliam se o novo membro possui os pré-requisitos de um rotaractiano. “O candidato a sócio deve preencher, antes de tudo, os quesitos de caráter, responsabilidade e liderança”, afirma Walter Gravina.

Juliano Moreira
Fonte/Pesquisa: www.rcmuriaenorte.com.br / www.rctmuriae-norte.blogspot.com

Mensagem do Rotaract Club


Fonte/Pesquisa: www.youtube.com

Um comentário: