quinta-feira, 4 de junho de 2009

APAE Muriaé

Dedicação e amor aos portadores de deficiência
Caroline Teixeira sofreu paralisia cerebral ao nascer. Ela freqüenta a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Muriaé (APAE) desde os oito meses de idade. Hoje, com 15 anos, após um longo período de tratamento, obteve melhoras significativas do controle motor (reflexos e movimentos) e entendimento (interação com as pessoas). Porém, atualmente, a família enfrenta diversos problemas cotidianos, como:
  • a falta de assistência do poder público: um portador de deficiência demanda muitas despesas. São fraldas, remédios, aparelhos, alimentos, e o auxílio governamental é insuficiente. Caroline gasta cerca de R$1.000,00 por mês e recebe do governo federal um benefício equivalente ao salário mínimo;
  • as dificuldades na locomoção: o município dispõe de apenas três linhas de transporte público adaptadas e o número de rampas nas ruas é insignificante, o que dificulta o acesso dos usuários de cadeiras de rodas;
  • e o preconceito: por onde ela passa, muitos olham com estranheza e tratam-na com indiferença.
Caroline Teixeira recebe atendimento desde os oito meses de idade
A APAE-Muriaé atua no sentido de amenizar as dificuldades dos portadores de deficiência. Para isso, fornece alimentos, roupas e ajuda financeira às famílias carentes, além de promover e articular ações de defesa dos seus direitos, buscando a melhoria da qualidade dos serviços prestados e na perspectiva da inclusão de seus usuários.
Pacientes da APAE-Muriaé
A instituição oferece atendimento clínico para, aproximadamente, 400 pacientes portadores de deficiência mental, física, auditiva, visual, além de outras síndromes. O trabalho é realizado por uma equipe composta de pediatra, psiquiatra, neurologista, terapeuta ocupacional, assistente social, fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, dentista e enfermeira. A evolução no tratamento é registrada pelo clínico responsável em fichas individuais, o que permite acompanhamento e decisão sobre a necessidade de mudança nos procedimentos. Tudo é feito separadamente, de acordo com cada setor.
Recebem acompanhamento de fonoaudióloga

Baseada na lei nº 9.394-96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, a entidade também executa um trabalho de inclusão social, buscando condições de igualdade e oportunidade para os excepcionais. Existem na Escola Estadual de Educação Especial Walter Vasconcelos (APAE-Muriaé) variadas modalidades de ensino para atender às necessidades dos alunos.

As atividades se dividem em dois campos de ação:

  • salas de recursos – espaços organizados com materiais didáticos, pedagógicos, computadores e profissionais habilitados para minimizar as limitações, promover o desenvolvimento cognitivo e aprimorar o conhecimento dos alunos;
  • oficina pedagógica de formação e capacitação profissional – uma espécie de laboratório que testa as aptidões e habilidades dos alunos, com a finalidade de capacitá-los profissionalmente para o mercado de trabalho.

A participação da família é muito importante. Para isso, foi criado o projeto “Portas abertas”, com o objetivo de estabelecer relações entre as famílias, por meio de reuniões, palestras, encontros, onde são discutidos os métodos a serem utilizados durante o tratamento. Alguns familiares acompanham o paciente diariamente, trocando informações constantes com todo o corpo docente e clínico.

É importante ressaltar que muitas iniciativas só são possíveis em Muriaé e região graças à colaboração de pessoas que contribuem para manutenção da APAE. Os interessados em ajudar de alguma forma ou que simplesmente desejam conhecer a instituição devem entrar em contato pelo telefone (32) 3721-1905 ou ir à rua Nicolau Taranto, 594, bairro Cerâmica. Para mais informações ou esclarecimentos, acesse o site: www.apaemuriae.com.br.

Juliano Moreira

2 comentários:

  1. Oi meninos!, bonita e interessante a idéia de vocês!
    Vão em frente de cabeça alta, boa sorte,sucesso,conquistas e realizações com esse projeto.
    Vou ler com mais calma!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Nossa ficou excelente seu blog! Espero que venha surtir o efeito esperado, e que cada vez mais pessoas se conscientizem nesta obra!Parabéns!!

    ResponderExcluir